Finalizando o ano de 2012 , ainda se vê descaso com o resíduo sólido (lixo) , a maneira de como ainda é descartado esse material em quase todo os municípios , em diversos estados .
O tempo parece não andar em algumas administrações , a falta de interesse do poder publico .
Deparar com lixo em valas , descoberto , com animais , parece normal , mas na verdade é uma falta de respeito com o meio ambiente .
Com as mudanças que vem por ai , todos os municípios terão que se regularizar mediante a Lei do código ambiental , pois já em 2014 tudo tem que estar pronto e funcionando , aterros sanitários , coleta seletiva e a reciclagem .
Algumas prefeituras estão recebendo gestores novos e não possui nenhuma experiência administrativa , terão dificuldades no desenrolar do processo , caso não seja bem sucedido , terá que buscar competência , através da secretária do meio ambiente , buscando o profissional mais qualificado dentro do quadro de funções .
Construir um aterro sanitário com tubulação de gás , canalização do chorume e a proteção do solo para não contaminar o lençol freático .
Isso requer planejamento e um projeto de engenharia .
Por outro lado há também a tercerização da coleta e o transbordo do lixo para outros municípios , onde ocorre um núcleo de reciclagem , uma união de municípios ou por empresas privadas .
Cada prefeito escolhe de que forma quer conduzir o descarte do lixo .
Há benefícios nas duas maneiras , mas a que mais beneficia o municípios é que cada um faça a sua própria coleta e reciclem o seu material , pois isso gera participação financeira do estado , através de fundo perdido e doações de empresas , a reciclagem do material pode ser feito por cooperativa , associação ou parcerias com Ongs , que é revertido para as entidades de assistências sociais .
Cada administrador tem uma visão diferente , mas nós ambientalista enxergamos com bons olhos a recuperação dos materiais e do meio ambiente propriamente dito , ao longo prazo e a medida que se vai conduzindo esse processo tudo se encaixa , vai ficando fácil e viável , tornado prazeroso .
Constatando a geração de renda , para pessoas que vivem do lixo ou entidades filantrópicas que precisam do respaldo financeiro pra dar continuidade a suas atividades .
Todo o material recolhido é prensado e vendido em grande volume , papelão , pet , vidro , isopor , ferro , alumínio , cobre , etc .
Beneficiando pessoas carentes que mais precisam .
É do conhecimento de todos que grandes municípios usam seu aterro e produz o gás metano , onde fornece energia elétrica através de geradores por termo elétricas . fonte de renda onde o próprio município se beneficia . pois passa a consumir a sua própria energia
A questão é tirar vantagem do que era jogado fora , uma decisão inteligente . pois o gás metano jogado na atmosfera sem que seja queimado é altamente mais perigoso que gás carbônico , na formação do efeito estufa , tóxico e fatal ,
Estas informações são de caráter benéfico dentro de uma sociedade mostrando problemas e soluções , isso é desenvolvimento sustentável .