sexta-feira, 21 de junho de 2013

A GOTA D´AGUA

    MAIS DE UM MILHÃO DE MANIFESTANTE SAEM AS RUAS PROTESTANDO  


RIO DE JANEIRO , SÃO PAULO , FLORIANOPOLIS , BELO HORIZONTE , FORTALEZA .SALVADOR , RECIFE , RIO BRANCO , MANAUS , CURITIBA , alem de todas as outras capitais , tambem cidades do interior .


O PAÍS mobilizado de norte a sul e leste a oeste , capitais e cidades do interior , protestando por melhorias na saúde publica , educação , segurança , habitação .





O Povo esta cansado de ver a corrupção tirar a dignidade e os sonhos de cada brasileiro , a situação é precária , nos acidentes naturais causados por enchentes , deslizamentos de terras , onde a destruição foi total e com mortes  ,  nada foi feito .
Até hoje vemos um descaso por parte de administrações publicas , isso é uma vergonha e um desrespeito com o povo brasileiro que paga um dos impostos mais caros do mundo .


O Descaso é total , gente morrendo sem atendimento hospitalar , a educação prejudicada , um caos na segurança publica , aeroportos , saneamentos básicos , falta infra estrutura , habitação , e cuidados com o meio ambiente .

A CORRUPÇÃO É UM CANCER QUE CORROE , DISIMANDO SONHOS .









Hoje os policiais de Manaus , médicos , professores e outros de todo Brasil se juntarão num ato de solidariedade entrarão na manifestação , entendendo que o povo precisa de apoio moral .


Funcionários públicos com salários miseráveis , policias , professores , médicos e enfermeiros (as) e outros mendigando por reajuste salarial , que esta muito abaixo do piso .

Até quando Governos vão tratar o povo como escravo , deixando a minguas , e as baratas .
É necessário urgentemente enxugar a maquina administrativa , cortar gastos públicos e mordomias .
conter a inflação e distribuir renda de forma justa .

Fazer jus a cidadania e devolver ao povo o que é do povo , a soberania de um país livre e democrático , dando a eles , hospitais com infra estrutura , equipamentos e medicamentos com condições de atendimento . da mesma forma na educação e sugurança . essas são as revendicações que o povo quer através dessas manifestações . nos seguintes dizeres  O GIGANTE  ADORMECIDO ACORDOU .











sexta-feira, 14 de junho de 2013

O DESCASO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA



O DESCASO




É pernitente as Leis de orçamento fiscal e orgânica de cada município .

Porem devido a falta de capacidade administrativa ou por negligencia , é comum , burlar a Lei .

Há um descaso enorme na área da saúde publica , educação , segurança , habitação e meio ambiente .

A desculpa dos Prefeitos é que outros municípios estão nessa mesma situação , considero vergonhoso o ato acomodado de encarar a situação .

A falta de planejamento e execução de atividades dentro do contesto administrativo é visível . pois cada vês mais eleitores estão deixando de comparecer as Urnas , pelo mesmo motivo (descaso).

Os avanços da criminalidade com a falta de segurança .

A Dengue que já se alastra , pessoas precisando de moradia , pagando alugueis mais caros que a prestação de um imóvel .

A falta de incentivo na criação de pólos industriais , para a geração de emprego e renda fortalecendo o comercio .

Temos que mudar o conceito da política antiga de ``pão e circo´´

Alguns municípios gastam recursos próprios em festividades grandiosas , e depois fica o resto do ano capengando e com pouco capital do orçamento para atender a demanda básica de cuidados necessário ao publico e a própria cidade .

Muita vezes um desleixo , vias cheias de buracos , falta de recape

Sem maquinas , sem um numero efetivo de funcionários , salários desestruturados , descaso na educação , falta de incentivo no esporte e na cultura e outras tantas reclamações .

Governar bem é distribuir a renda arrecada em todas as áreas onde haja falta ou necessidade , não obstruindo o bom andamento planejado em compromisso durante a campanha eleitoral .

Cabe ao Senhor Prefeito também buscar recursos , pois os Governos do Estado e da União repassa para os municípios , verbas destinada para a educação , saúde , obras e outros .

O DIREITO DO REPRESENTANTE DO POVO É O DEVER DE GOVERNAR BEM .


domingo, 2 de junho de 2013

GESTÃO DE RESÍDUO SÓLIDO


Resolução Federal , todo Municipio tem que estar regulamentado até 2014


Hoje em dia se fala muito sobre o resíduo sólido (lixo) . a maneira como é feito o descarte e a coleta .

A gestão desse material é muito simples , porem os municípios tem criado um cavalo de batalha .
Já por outro lado existem empresas que exploram esse trabalho .

Diante da situação o município tem dois caminhos , optar pelo transbordo ou criar o seu próprio aterro e uma cooperativa de reciclagem .
Fazer o transbordo desse material é uma iniciativa de resolver o problema , tentando evitar outros , porem faz com que as prefeituras desembolsem um boa quantia dos cofres públicos para se livrar desse material , contratando os serviços dessas empresas na forma de licitação .

Na formação do próprio aterro o município tem inúmeras vantagens : arrecadar fundos participativos , através de emendas dos governos Estadual ou Federal .
O município concorre ao selo verde-azul , se beneficiando de outros empreendimentos doados pela União .

O processo tem vários procedimentos , mais nada complicado , existe meios práticos de conseguir a liberação tanto do aterro como de verbas .
Quase todos os partidos políticos esta empenhado na questão ambiental , e o lixo hoje é uma delas , pois cresce a cada dia aumentando o volume de acordo com a população .
E quando se toca na questão sobre a gestão do resíduo , alguns municípios ficam como barata tonta perdidos por não saberem que caminhos tomarem .

É comum ver falar sobre núcleo de reciclagem , o que isso quer dizer ? é um agrupamento de municípios que se unirão e fizeram um único aterro onde todos depositam ali o seu resíduo . é um sistema de concessão , o município mais centralizado coordena , explora e recicla .

O secretário do meio ambiente devera ter o conhecimento de causa e elaborar o projeto desenvolver , protagonizando o desempenho de toda infra-estrutura .



Como começar um projeto com sucesso (aterro sanitário)



1º- Para formar um aterro é preciso escolher uma área adequada , com o tamanho proporcional .

2º- fazer a perfuração do solo através da CETESB e adquirir o laudo da profundidade do lençol freático .

3º- planejar toda a estrutura e produzir a planta do aterro com a cooperativa , pelo setor de engenharia do município , feito isso registra-la em cartório para apresentação futura .

4º- Com todo esse material em mãos procurar o seu Deputado estadual e ou federal para proferir a emenda , liberação da verba para a construção do aterro sanitário . (verba liberada)

5º- fazer a publicação , convidando as empresas construtoras a participarem da licitação , quem vencer executara as obras .

Porque construir o próprio aterro e quais são as vantagens ?

são elas : liberação de verbas através de programas ambientais , fundos perdidos através da União ou Estado .

Trabalho social e educativo .

Coleta seletiva .

Reciclagem de diversos materiais .

No caso do núcleo a arrecadação de fundos entre municípios .

A cooperativa é um seguimento secundário podendo ser explorada pela própria prefeitura , por uma associação filantrópica ou arrendada por empresas particulares através de licitação .

sábado, 1 de junho de 2013

PÉ DE QUE ?

 Piqui


Ipê Amarelo


Tambori



Jatobá



Candeia


Faveiro ou sucupira


Embauba ou pimenta de macaco


Figueira


Ipê Roxo


Jacaranda


                                                                 Farinha Seca


                                                                 Anjico Preto


                                                                     Anjico Branco


GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Rebocador de manutenção da hidrovia


Usina de Promissão  Rio Tiête



Os recursos hídricos , nascente , lagos , rios , mares é regida pela Lei Federal n. 9.433/1997 – ( PNRH ) Política Nacional de Recursos Hídricos, que introduziu no território nacional um conceito de administração por Bacia Hidrográfica .
Três anos após sua entrada em vigor, o marco foi alterado pela Lei Federal n. 9.984/2000 – que criou uma agência reguladora de âmbito nacional para todo o sistema - (ANA) Agência Nacional de Águas.

A gestão das águas brasileiras não exerce autoridade territorial satisfatória , não tem servido para a resolução dos conflitos do uso de recursos econômico , que deveria pleitear .
As hidrovias ou portos deveria ser melhor explorado , mais esbarra em diversos conflitos como : barragens por falta de ecluzas , reservas indígenas , projetos agrícolas , mineração , saneamento , perdendo na burocracia que prejudica o setor de transportes e envolve o Serviço de Patrimônio da União , que agora pretende cobrar o uso do espelho d’água adjacente , atracadouro ou portuário , criando embaraços para a navegação .

A Agência Nacional de Águas , sofre com a falta de projeto que regulamenta e organize esse conflito.
Esse projeto é necessário pois do contrário enfrentaremos a falta de aproveitamento do recurso hídrico , logístico e de saneamento sem precedentes.
Enquanto o SNRH for mantido refém de discurso contaminando , O Sistema Nacional de Meio Ambiente  não seguirá o seu destino integrando ao esforço do desenvolvimento nacional , continuará exercendo um papel secundário , cartorial , emissor de reservas e outorgas ,  não integra seus planos ao planejamento estratégico dos organismos que efetivamente usam o recurso e passa colher dados e gerar conflitos ao invés de resolvê-los .

A logística brasileira seria reforçada se a Agencia Nacional de Transportes Aquático – ANTAQ, integrasse de alguma forma o fluxo e o planejamento na regulação do SNRH.
Bastaria que fosse traçado um mecanismo permanente de entendimento , articulando o Conselho de Recursos Hídricos , e as agências envolvidas.

Para se ter uma idéia da perda nesse campo logístico, temos aproximadamente dois mil quilômetros de hidrovias em condições naturais de uso, ainda não aproveitadas, e outros milhares em potenciais, na dependência de planos e programas que integram nos sistemas respectivos.

Avaliação Ambiental Estratégica é elaborar um Plano Nacional de Integração Políticas hidroelétrica termoelétrica , hidrovias , transporte aquático , irrigação e saneamento – que envolva um sistema articulado , diminuindo a burocracia e as legislação nas Agências Reguladoras e demais autarquias estabelecendo harmonia no interesse do Desenvolvimento Econômico e Bases Sustentáveis do País .

O objetivo da Avaliação Ambiental Estratégica é determinar os fatores críticos de decisão , traçar diretrizes com segurança jurídica econômica e estrutural aos investimentos.

Fortalecer a Agência Nacional de Águas com instrumentos suficientes cumprindo o seu papel na implementação das Políticas Nacionais de Saneamento e de Resíduos Sólidos , complementando os aspectos ambientais relacionados à qualidade da bacia hidrográfica

O nosso relevo é acidentado , variável num mesmo bioma , com diversas características de clima e altitude . que resulta numa biodiversidade única no mundo.
Um projeto sustentável com desenvolvimento mudando conceito , abrindo portas e gerando emprego e renda .

A navegação por hidrovias transporta maiores quantidades de grãos por vários estados brasileiros , e poderia fazer muito mais , por isso precisamos do empenho de todos em fazer do País um sucesso ,
Elaborando um sistema de Cobrança , arrecadando fundos para manutenção do sistema , para o estados e a união .
Resgatar uma perspectiva estratégia é fundamental para tirar o Sistema da atual situação em que se encontra.

ANTAQ — Agencia Nacional de Transportes Aquáticos

ANTT --- Agencia Nacional de Transporte Terrestre

ANA --- Agencia Nacional das Águas

IBAMA --- Instituto Brasileiro de Agricultura e Meio Ambiente

SNRH --- Sistema Nacional de Recursos Hídricos .

SISNANA --- Sistema Nacional de Meio Ambiente .

MME --- Ministério de Minas e Energia

MMA ----Ministério do Meio Ambiente