quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aves em extinção

  

                            codorna

Com o desmatamento e o avanço da agricultura , o desaparecimento de algumas aves com o uso de agrotóxico , quase exterminou as codornas , inhambus , perdizes , pássaros pretos etc .

No cerrado brasileiros as perdas pelo desmatamento também foi degradante , aves como mutuns , jacu , jacutinga , jaó , já são considerados em extinção .

Com as queimada nos canaviais , vinha desaparecendo , lebres , lobos guarás , onças , macacos , cobras , veados etc . As leis ambientais , não permite as queimadas da cana de açúcar e com isso protege varias espécies que vivem no meio dos canaviais .

Considerando uma formação de corredores entre matas ciliares , áreas verdes e reservas florestais abre novos caminhos e espaço  muito importante para a preservação das espécies .

Protegendo as espécies , cria se um equilibrio , pois  não se pode quebrar o elo da cadeia alimentar .

Algumas dessas aves fazem o papel de agricultores , pois ao ingerir os frutos espalha as sementes que da a origem na  geração de novas plantas .

Outras consomem pequenos insetos , que não controlado pode virar praga , nesses casos , cada um faz o seu papel , fundamental para o desenvolvimento da natureza e o meio ambiente .

Graças a conscientização e as leis de proteção ambiental , já podemos ver algumas espécies novamente , os bandos de pássaros pretos , canários terra , colerinhas , papagaios , tucanos e outros tantos mais .



jacú


inhambu



A natureza fica mais alegre com o cantar das aves durante todo o dia .











Nenhum comentário:

Postar um comentário