quinta-feira, 4 de abril de 2013

COOPERATIVA



Catadores de reciclagem




As famílias de catadores que vivem desse material coletado no lixão e nas ruas , agora tem uma solução e uma satisfação , pois a prefeitura de nossa cidade está empenhada a criar a cooperativa de catadores de reciclagem .

Não da para pensar em uma cooperativa sem estar com o aterro sanitário funcionando de acordo com a lei federal e o ministério do meio ambiente , sem essas bases não a liberação de recursos .

De acordo com a resolução , é necessário comprar uma área para a construção do novo aterro , um projeto de grande proporção , mais de um beneficio imenso .

A frota de caminhões prensa novos para atender a demanda uma vês que a cidade esta em desenvolvimento e novos bairros nascem todos os anos , onde o lixo aumenta a cada dia mais .

A mudança nos hábitos , coletar o lixo de forma seletiva , instalando cestos coletores em pontos estratégicos ( praças , escolas , avenidas ) .

O comércio dispõe de muito material reciclável , principalmente caixas de papelão , que são descartado diretamente nas ruas da cidade causando transtornos e desconforto ambiental , com essa medida , todo esse material terá destino e dia certo de ser coletado .

Todo o material composto como varredura de ruas , será adubo orgânico , junto com o material úmido coletado do lixo domestico .

Os resíduos líquidos como óleo de frituras , ira para a fabricação de detergente caseiro ou armazenado para a venda na produção de óleo diesel vegetal .

Os pneus velhos que são um grande problema , será coletado e triturado e aproveitado na mistura de massa asfaltica para uso de tapa buracos .

A infra- estrutura e o espaço físico da cooperativa , estará no terreno do aterro , cercado , com um barracão , caixa de transbordo , esteira de separação , moinhos de vários tipos , prensa enfardadeira e tanque de lavar material com água de reuso .

O material reciclado será devidamente estocado e vendido mensalmente .

A cooperativa terá um corpo diretório e associados , aproveitando as famílias que reciclam no lixão e na rua .

A cooperativa de reciclagem de lixo , já conta com vinte associados mais o corpo de diretoria .

Coordenador técnico

2 comentários:

  1. Pois é Guilherme, falar em meio ambiente em José Bonifácio sempre foi uma palavra "feia". Tanto é que um determinado vereador taxou o nosso Hairton Santiago e de leve a minha pessoa, pois citou tambem os moradores dos arredores de Nazistas e Facistas porque protestamos contra a supressão de algumas árvores no Jardim Novo, que hoje já não se iguala a um Jardim como já foi no passado, bem lembro disso porque minha infãncia passei ali. Talvez mais pareça com uma praça de alimentação se realmente implantarem as lanchonetes ali construidas em alvenaria que é contra a lei.
    Conclui-se que ali terá mais lixo, flores e arbustos destruídos, gramado pisoteado, e muito cheiro de gordura no ar, possivelmente desordem pública por causa da concentração de pessoas jovens, isso bem no centro da cidade.
    Ubarana já deu um exemplo como resolver isso, irão construir um local na prainha para os amantes de som alto, dessa forma tudo se resolve eles ouvem sua música sem pertubar o sossego alheio.

    Grato por ter lembrado do meu nome no seu comentário, que acabei de ler no Blog da Maria Isabel Caruzi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Rivaldo Ribeiro , nós ativistas e ambientalistas somos mesmos perseguidos . uma vêz que defender a Natureza , Animais , Eco-Sistemas (fauna e flora) mexe com o interesse de pessoas que não percebe o mal que está causando ao planeta ,no caso de ser um vereador , acredito que o tal não tem nenhum preparo e tão pouco estudo sobre meio ambiente , e faltar com o respeito a legislação ambiental é crime ao seu descumprimento , portanto AMIGO conitue fazendo sua parte , orientando , denunciando , pois estaremos aposto mediante qualquer situação . um grande abraço .

      Excluir