domingo, 28 de julho de 2013

LAGOA DE TRATAMENTO

Hoje todo os dejetos e produtos químicos não podem ser  lançados diretamente nos rios sem nenhum tipo de tratamento .


Em alguns municípios , já existe o manejo e o tratamento do esgoto conduzido por emissários até a lagoa de tratamento .
Porem a maioria deles não possui ou funciona de maneira precária .

Em nosso município não é diferente , temos uma lagoa de tratamento que não funciona e não comporta mais o resido , uma vez que a cidade cresceu e alem disso temos dois frigoríficos .

Um dos frigoríficos possui lagoa própria , porem também não comporta mais , é necessário a expansão desse recurso , no qual já encaminhou a tubulação para que fosse jogado na rede do município .



                                     Poço de Recalque ou sistema de bombeamento de esgoto



Há também um outro agravante , o poço de recalque em um determinado bairro , causador de mau cheiro e crime ambiental , pois quando não funciona despeja o resíduo no rio ao lado .


Nesse local deveria ter outra lagoa de tratamento , pois e arrevesa , uma vez que a cidade se desenvolve deste lado , é muito mais pratico criar outra lagoa do que fazer o bombeamento do esgoto estourando as redes pela pressão ou causando retornos nas residências e mau cheiro em vários bairros e avenidas .

A Prefeitura é omissa e negligente , proporcionando descaso gerando a degradação ambiental .

Pouco se fala no assunto pois a mesma não possui nem secretaria e tão pouco secretario do meio ambiente , uma vergonha , pois mais parece cabide de emprego , usando de má fé contra a sociedade .

A recuperação ou a criação de novos investimento na área ambiental , principalmente na lagoa de tratamento é fundamental para o crescimento de vários bairros e o próprio pólo industrial que já esta parado a anos por falta desse recurso .

A falta de planejamento embasado nas leis ambientais é o impedimento para dar continuidade ao processo de expansão e a captação de recursos .

Um despreparo da administração publica e a falta de orientação , causa atraso no desenvolvimento municipal .

A CETESB e a Policia Ambiental , não tem visto com bons olhos a maneira como estão conduzindo essa situação , há autuações e avisos para que se tomem providencias e não sejam multados .

Provavelmente , documentos exigindo  um prazo definido para a regulamentação deverá ser assinado pelo Prefeito Municipal , para o cumprimento na forma da lei em favor do meio ambiente e a continuidade do progresso da nossa cidade , aguardado por investidores e pela a sociedade .



Nenhum comentário:

Postar um comentário