domingo, 10 de novembro de 2013

FALTA D'AGUA NOS BAIRROS



A medida com que há o desenvolvimento , a tendência é o crescimento do município , abertura de novos bairros , pólos industriais .
É impossível não fazer um acompanhamento , sem tem um planejamento , fazer  estudo urbano , imobiliário e industrial , na possibilidade de evitar problemas futuros com a infra-estrutura básica , como água , esgoto , guias e sarjetas , luz , área verde e matas ciliares .

Uns dos grandes problemas , depois que se libera um novo bairro é exatamente a falta d’agua  , na maioria deles são perfurados poços semi-artesianos com pouca profundidade e pouca vazão , não dando conta do abastecimento diário .
Estudos comprovam que para que se cumpra uma determinação os poços deveriam ser perfurados na profundidade de um poço artesiano , atingindo o lençol freático evitando assim a falta de abastecimento nos bairros .

Porem alem disso há também mais uma medida necessária que todas as Prefeituras deveriam tomar que é a inter-ligação de redes , pois quando houver interrupção de um poço , automaticamente os reservatórios não ficara sem o abastecimento .
Outra medida preventiva são os registros para a contenção de vazamento ou para reparos na rede , isso facilita muito o trabalho das autarquias ou da própria prefeitura , pra isso é necessário que a engenharia faça uma planta ou um mapeamento da rede e dos registros , facilitando e execução do trabalho .

Os loteadores deverão pedir um laudo da CETESB ou  ANA , no sentido de fazer a sondagem e a profundidade do lençol . com esse laudo é muito mais pratico descobrir e proporcionar a vazão para o abastecimento . alem da fiscalização e o acompanhamento na execução das obras nos novos empreendimentos .
Essas são medidas básicas devem serer tomadas para que haja competência de uma obra bem sucedida melhorando no desempenho e na qualidade de vida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário