segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SISTEMA CANTAREIRA


Uma catástrofe assola São Paulo e outras localidades .
Estamos bem perto de ficar sem o bem precioso , que é a água potável .
hoje São Paulo vive um caus , pois a população sofre com falta no abastecimento de água .
Muito tem se falado sobre esse problema nas grandes capitais , aonde quase todas as nascentes e rios estão contaminados com o esgoto doméstico e industrial .
O reservatório Cantareira está com o seu abastecimento comprometido , está  precisando do sistema morto para manter o abastecimento na grande São Paulo , o que significa isso , o povo esta bebendo barro .
Uma metrópole que possui varias nascentes como : o rio Tiête . Ipiranga , Tamanduateí , Pinheiro e outros adjacentes , mas o que o governo federal ou estadual tem feito a respeito ? nada . São rios passivamente de ser tratado , tirando o esgoto e gerando a captação de água potável .
Já faz muito tempo que o povo paulistano vem sofrendo e pagando um absurdo no consumo de água e de péssima qualidade . pois a companhia que faz o abastecimento visa apenas lucros , não reconhece a necessidade de investimentos e infra estrutura para que haja o minimo de respeito ao consumidor , chega a ser vergonhoso essa calamidade , e caso não haja investimento o futuro estará comprometido e quem sabe não terá nem barro para beber .
Governantes põe a culpa no fatores ambientais , mas a responsabilidade é deles , pois nós ambientalista fazemos nossa parte , alertamos , orientamos , mas não dão ouvidos , e muito pouco tem feito para o meio ambiente .
Vemos nascentes serem soterradas e mortas , rios poluídos , sem proteção com matas ciliares , não tem tratamento de esgoto , lixo sendo despejado pela população nos rios e encostas . é fato que a natureza vai nos devolver o mal que causamos de qualquer forma .
Governos trabalhem nas causas ambientais , pois se não o povo pagará muito caro por causa da vossa incompetência e a natureza agradece .
O que os governos do nordeste brasileiro tem feito a respeito da falta dágua , nada , foi provado que se fizerem poços artesianos , acaba com a sede de milhões de brasileiros . porem isso virou compra de votos , com abastecimento de favor a um povo necessitado , mendigando água e comida , essa politica publica de péssima qualidade . uma falta de respeito com o ser humano , nossos irmãos nordestinos . o que esse governo gasta com abastecimento feito a caminhão pipa daria para furar vários poços .
E a transposição do rio São Francisco ? uma obra que se arrasta a anos , pois aonde o Exército Brasileiro fez a obra foi concluída e ainda sobrou verba , e a população ja está usufruindo desse beneficio . porque que não usa a Engenharia Militar e conclui esse projeto ?
Estamos fartos de ver desperdício , a começar com o mau uso do dinheiro publico .
Também é necessário cortar o desperdício de água potável dentro das nossas residências , aproveitando a água de reuso , que sai da maquina de lavar roupas e a água da chuva conduzidas pelas calhas a um reservatório , produzindo assim uma economia nos gastos de água tratada , investimento barato e viável  , essas pequenas soluções resolve uma grande parte do desperdício domestico . pois a cada ano que se passa o clima vem sofrendo mudanças por causa do desmatamento desenfreado , e ja sofremos na pele a falta de consciência dos governos e latifundiários . infelizmente temos que pagar um preço muito alto por essa negligencia .






Nenhum comentário:

Postar um comentário