sábado, 4 de janeiro de 2014

DESCASO NA ÁREA AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS

Em termos de Brasil o que os Estados e Municípios tem feito ou concluído , nas obras Ambientais ?
Pois as Leis a partir desse ano será rigorosa no descumprimento e a ausência no sistema meio ambiente .




É descaso ou despreparo ?

A projeção em tratamento de esgoto , aterro sanitário e recursos hídricos , muito pouco ou nada foi feito . 
O Governo Federal tem estimulado Estados e Municípios a investir no meio ambiente , pois reduz as epidemias que controla  vetores e melhora a saúde pública de modo geral .                                                   Porem a população depara com cada irregularidade , As secretarias foi criada para resolver os problemas mas sem planejamento , acaba causando um mal maior , e o povo fica pagando a conta sem ter uma resolução .                                                                   


Poço de Recalque para transportar esgoto de um bairro direto na rede , que leva a lagoa de tratamento .
Essa pratica causa mau cheiro , transtorno , não funciona corretamente e ainda polui o meio ambiente jogando os dejetos em riachos vizinhos ao poço .
Por isso quando o Município possui vários relevos , o melhor é a construção de uma estação de tratamento em pontos planejados para a captação de esgoto nos bairros , dividido por bacias de duas ou quatro divisões , dependendo da necessidade e da geografia do Município .
A falta de planejamento , na criação de novos bairros causa transtornos futuros e prejuízos aos cofres públicos , tendo que refazer todo o sistema de esgoto .
 Uma lagoa de tratamento é a forma ideal na pratica e desenvolvimento desse sistema , eficaz .


onde está os aterros sanitários ?
Da mesma forma são as questões do lixo urbano , lançados nos lixões .
simplesmente não cumprirão o que determina a Lei e tentam burlar ou tratar de forma ignorante não querendo enxergar o problema .
Prefeituras opinarão por fazer o transbordo , criando um gasto extra aos cofres públicos . perdendo vários benefícios do Estado e da União , por não obterem o selo verde-azul . repasses de verbas para o meio ambiente , recursos hídricos e aterro sanitário , vindo de fundos perdido e do ministério do meio ambiente .



Onde estão as cooperativas de reciclagem ?       
 São poucos os Municípios que possui  ou simplesmente elas não existem , pois falta competência , capacidade administrativas dos gestores públicos .
municípios administrado inadequadamente , pois não possui uma secretaria de Meio Ambiente e tão pouco um secretário com capacidade técnica para desenvolver um trabalho satisfatório no município .



Alem disso  , não se prepararão para receber a infra-estrutura adequada , oferecendo aos coletores de materiais recicláveis que vivem e dependem para a sobrevivência , criando assim a tão sonhada cooperativa de catadores de reciclagem dentro do perímetro do aterro se beneficiando e contribuindo para a ressocialização , alem da modernização . 
O lixo poderia ter um destino adequado , tando o reciclável quanto o orgânico , aproveitando aquilo que era jogado fora para a geração de emprego e renda para muitas famílias , mas não tem .                                  Estão preferindo fazer o transbordo do lixo , pagando verdadeira fortuna na terceirização e deixando de contribuir com o desenvolvimento do Município .















Olha que tristeza , um trabalho inacabado pela administração pública , suriarão o rio  pela limpeza que fizera nas margens , não plantarão as árvores criando a mata ciliar , não planejarão e não pedirão permissão .
É inaceitável a maneira ecológica com que vem tratando todas as questões ambientais , e pior não aceitando opiniões de quem realmente esta preparado para avaliar os impactos ou a degradação e corrigir de forma adequada restabelecendo a forma física da natureza .
Infelizmente não vemos com bons olhos a maneira de como os Municípios tende a conduzir , projetar , restabelecer e conduzir o Meio Ambiente .
Reflorestamento , área verde , arborização , matas ciliares , corredores verdes , correção de voçorocas e erosões , espaço permitido para a vazão de enchentes , pontes com vazões adequadas e regulamentas , ruas com rebaixamentos para deficientes , planejamento urbano na criação de bairros , mapeamento do sistema de água colocando registros nas redes melhorando o sistema de reparos , reservatórios com poços profundo e interligação nas redes .

O planejamento é preparação para o futuro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário