domingo, 2 de junho de 2013

GESTÃO DE RESÍDUO SÓLIDO


Resolução Federal , todo Municipio tem que estar regulamentado até 2014


Hoje em dia se fala muito sobre o resíduo sólido (lixo) . a maneira como é feito o descarte e a coleta .

A gestão desse material é muito simples , porem os municípios tem criado um cavalo de batalha .
Já por outro lado existem empresas que exploram esse trabalho .

Diante da situação o município tem dois caminhos , optar pelo transbordo ou criar o seu próprio aterro e uma cooperativa de reciclagem .
Fazer o transbordo desse material é uma iniciativa de resolver o problema , tentando evitar outros , porem faz com que as prefeituras desembolsem um boa quantia dos cofres públicos para se livrar desse material , contratando os serviços dessas empresas na forma de licitação .

Na formação do próprio aterro o município tem inúmeras vantagens : arrecadar fundos participativos , através de emendas dos governos Estadual ou Federal .
O município concorre ao selo verde-azul , se beneficiando de outros empreendimentos doados pela União .

O processo tem vários procedimentos , mais nada complicado , existe meios práticos de conseguir a liberação tanto do aterro como de verbas .
Quase todos os partidos políticos esta empenhado na questão ambiental , e o lixo hoje é uma delas , pois cresce a cada dia aumentando o volume de acordo com a população .
E quando se toca na questão sobre a gestão do resíduo , alguns municípios ficam como barata tonta perdidos por não saberem que caminhos tomarem .

É comum ver falar sobre núcleo de reciclagem , o que isso quer dizer ? é um agrupamento de municípios que se unirão e fizeram um único aterro onde todos depositam ali o seu resíduo . é um sistema de concessão , o município mais centralizado coordena , explora e recicla .

O secretário do meio ambiente devera ter o conhecimento de causa e elaborar o projeto desenvolver , protagonizando o desempenho de toda infra-estrutura .



Como começar um projeto com sucesso (aterro sanitário)



1º- Para formar um aterro é preciso escolher uma área adequada , com o tamanho proporcional .

2º- fazer a perfuração do solo através da CETESB e adquirir o laudo da profundidade do lençol freático .

3º- planejar toda a estrutura e produzir a planta do aterro com a cooperativa , pelo setor de engenharia do município , feito isso registra-la em cartório para apresentação futura .

4º- Com todo esse material em mãos procurar o seu Deputado estadual e ou federal para proferir a emenda , liberação da verba para a construção do aterro sanitário . (verba liberada)

5º- fazer a publicação , convidando as empresas construtoras a participarem da licitação , quem vencer executara as obras .

Porque construir o próprio aterro e quais são as vantagens ?

são elas : liberação de verbas através de programas ambientais , fundos perdidos através da União ou Estado .

Trabalho social e educativo .

Coleta seletiva .

Reciclagem de diversos materiais .

No caso do núcleo a arrecadação de fundos entre municípios .

A cooperativa é um seguimento secundário podendo ser explorada pela própria prefeitura , por uma associação filantrópica ou arrendada por empresas particulares através de licitação .

2 comentários:

  1. MUITO BOM SENHOR GUILHEME, TOMARA QUE O PREFEITO LEIA O SEU BLOGG

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito Drª , pois não há interesse da parte da administração publica do nosso municipio , pois falta motivação , capacidade e desenpenho em busca de recurssos . lastima .

    ResponderExcluir